Skip to main content

Ação vinculada à 10ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental busca conscientizar sobre a preservação do rio

A manhã desta sexta-feira (17) no 13º Circuito Penedo de Cinema foi contemplada com uma iniciativa marcada pela sustentabilidade: uma ação simbólica de limpeza do Rio São Francisco. Além do ato representativo, foi realizado um monitoramento da qualidade da água do rio. As atividades reuniram pesquisadores e professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e também estudantes do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Gabino Besouro, situada em Penedo.

De acordo com o professor pesquisador Cláudio “Buia” Sampaio, que ministrou o momento junto à professora Taciana Kramer, o monitoramento de qualidade das águas do Velho Chico é realizado desde 2016, seguindo diversos critérios e métricas. Ao final de todos os testes, as amostras recolhidas são classificadas em uma escala que vai de “péssimo” a “ótimo”.

“O monitoramento envolve análises com mais de 20 métricas avaliadas, como coloração da água, saturação do oxigênio e presença de compostos químicos. Ao longo dos quase oito anos de análise, o rio São Francisco se manteve no índice regular, o que pra gente é preocupante”, alertou Cláudio. 

Claudio Sampaio e Taciana Kramer, docentes da Ufal responsáveis por conduzir a atividade. Crédito: Nathalia Bezerra

O professor explicou ainda que a iniciativa vem de um projeto de extensão da Ufal, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e o projeto Meros do Brasil. Segundo o docente, o público principal das ações desenvolvidas são estudantes de escolas públicas da região ribeirinha, mas que é estimulada a participação de toda a população para propagar a mensagem de preservação das águas do rio.

Uma das pessoas cativadas pelas atividades foi o estudante José Edson, de 17 anos, que participou da ação com cerca de 20 colegas de turma. Para ele, foi algo novo e bastante marcante em sua formação.

“Foi algo bem diferente, trazer a aula aqui pra rua e com uma coisa tão importante assim. A gente que veio pra cá tem a oportunidade de espalhar o conhecimento que a gente ganha com atividades assim. Bom mesmo era que todo mundo que estuda tivesse um momento desse”, disse o estudante, que participou ativamente de algumas etapas do monitoramento das amostras de água.

O estudante José Edson, de 17 anos, participou ativamente da ação de monitoramento do Velho Chico. Crédito: Nathalia Bezerra

Vale lembrar que a ação simbólica de limpeza do rio está vinculada à 10ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental, realizada nos dias 16 e 17/11 e que recebeu filmes abordando temáticas como a relação humana com o meio ambiente e a sustentabilidade.