Skip to main content

16º Festival do Cinema Brasileiro

Camila Morgado

Camila Morgado é uma atriz renomada brasileira conhecida por suas características e talento. Sua carreira inclui papéis em diversas produções de destaque na televisão, teatro e cinema. Ela é reconhecida por sua atuação em novelas populares, como “A Casa das Sete Mulheres” e “Cama de Gato”, e em filmes aclamados, como “Olga” e “O Outro Lado do Paraíso”. Morgado também é uma atriz de teatro premiada e tem contribuído significativamente para o cenário artístico brasileiro com sua habilidade de interpretar uma ampla gama de personagens.

Lúcia Caus

Lucia Caus é realizadora e produtora. Dirige a Galpão Produções e o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), que a 30 anos realiza o Festival de Cinema de Vitória e a 9 anos, o Festival de Música TendaLab. Atua desde 1997 na criação, desenvolvimento e direção durante a execução de projetos culturais, com ênfase na produção audiovisual e musical. As suas ações englobam detalhadamente a produção, difusão, a formação e o fomento artístico-cultural e busca contribuir com a efetivação da cidadania cultural do público alvo atendido por essas atividades e com o fortalecimento da cadeia produtiva do audiovisual e da música. Dirigiu os documentários Homens (2008), Estranho Amor (2010), Somos Todos de Jorge (2012) e As Cartas que Não Li (2016).

Marcos Santuário

Com uma carreira multifacetada, é jornalista e crítico de cinema, tendo atuado como Editor Assistente de Cultura e Colunista no Correio do Povo, em Porto Alegre, RS. Sua experiência se estende à curadoria do Festival de Gramado e à participação como jurado em diversos festivais e shows, tanto no Brasil como no exterior. Além disso, sou colaborador dos festivais de cinema de Punta del Este e Piriapolis de Pelicula, no Uruguai.

13º Festival Universitário de Alagoas

Cláudio Costa Val

Fundador e diretor da Escola Livre de Cinema – E.L.C./BH, onde leciono disciplinas de Guião para Cinema, Direção Cinematográfica, Produção Experimental e Estéticas do Cinema Contemporâneo. Também atuei como professor na pós-graduação em Produção e Crítica Cultural da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente, é cronista cultural de jornais mensais em Belo Horizonte. Sua produção literária inclui cinco livros publicados, participações em coletâneas e CDs gravados com a banda Mariachi sin Tequila, da qual é fundador, além de álbuns solo, como “Extravagâncias”.

Gabriela Gastal

Atualmente está finalizando a 3ª temporada do reality show “Fuja Se For Capaz” para o canal Gloob, programa que assino a direção e que também participei da formatação. Desde 2014 dirijo o programa “O Som do Vinil”, apresentado por Charles Gavin, para o Canal Brasil. Dirigiu dois documentários: “Lobby do Batom” (GNT, 2022), sobre a conquista dos direitos da mulher na Constituição de 1988 e, ao lado de Zelito Viana, “A Arte Existe Porque A Vida Não Basta” (Canal Brasil, 2017), sobre a vida e obra do poeta Ferreira Gullar.

Marlom Meirelles

Com formação em Comunicação Social com habilitação em Cinema pela segunda turma do Norte/Nordeste do Brasil, Marlom é diretor da Eixo Audiovisual, produtora sediada no agreste pernambucano com treze anos de atividade e um currículo vasto de realização de projetos culturais em múltiplas linguagens. É idealizador do Curta na Serra – Festival de Cinema ao Ar Livre, que está em sua quinta edição, e do NUVEM – Festival de Música de Serra Negra, ambos festivais acontecem em Bezerros-PE.

10º Festival Velho Chico de Cinema Ambiental

Alexandre Taquary

Produtor audiovisual do agreste pernambucano atuando desde 2005 na formação, difusão e produção de obras de curtas, longas e produtos para tv. Suas produções integraram a programação de 100 festivais e mostras nacionais e internacionais, entre elas: Cannes, Biarritz, Busan, Havana, Mostra Tiradentes e Brasília. É curador e programador dos eventos Curta Taquary, Mostra Poesia na Tela e Criancine.

Guilherme Demetrio

Bacharel em Ciências Biológicas, Mestre e Doutor em Ecologia Aplicada. Atualmente, é professor dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Engenharia de Pesca da UFAL – Penedo. Trabalha com projetos de Ecologia Vegetal, tentando compreender as estratégias que as plantas utilizam para sobreviver e prosperar em seus ambientes.

Taciana Kramer

Professora, pesquisadora e capoeirista. Investiga a Ecologia de Invertebrados, com especial interesse em como esses animais respondem às atividades humanas e que estratégias de conservação são possíveis para minimizar os danos aos ambientes aquáticos. Acredita na produção cultural como uma poderosa ferramenta pedagógica.