Filmes exibidos trouxeram críticas e temáticas sensíveis de maneira lúdica e criativa para toda a família
Nos dias 16 e 17 de novembro, o antigo Cine São Francisco foi palco da 13ª Mostra de Cinema Infantil, que exibiu 11 filmes de maneira totalmente gratuita, na missão de estabelecer um diálogo forte da educação com temas sociais, culturais e políticos. Os momentos foram marcados por muita diversão e reflexão sobre várias temáticas que dizem respeito à sociedade contemporânea.
Reunindo pais, filhos, alunos e professores, a mostra faz parte da programação do 13º Circuito Penedo de Cinema, e reuniu centenas de pessoas nos dois dias de exibição para viver uma experiência cinematográfica de conscientização. Segundo a professora e intérprete de Libras Joseane do Espírito Santo, que realizou a curadoria ao lado da professora Camilla Porto e do jornalista Devyd Santos, a principal proposta é unir cinema e educação.
“Nós buscamos um olhar pedagógico, analisando as temáticas apresentadas nos filmes e como elas dialogam com questões contemporâneas na educação de crianças e adolescentes”, contou Joseane. A professora ainda destacou que os filmes abordam temáticas como inclusão, sustentabilidade, empoderamento feminino e o uso das redes sociais.
Joseane ainda destacou que a Mostra de Cinema Infantil é, acima de tudo, sobre tornar acessível a experiência de ir ao cinema, exibindo conteúdo divertido e de qualidade. A professora afirmou que, para muitas das crianças que participaram do evento, era a primeira vez que assistiam a um filme na grande tela.
“Entendemos que a perspectiva do cinema unido à educação é fundamental no processo de formação, aprendizagem e desenvolvimento das crianças e adolescentes. Tornar isso acessível, como o Circuito torna, precisa ser visto como algo urgente”, reiterou Joseane.