Curadoria
16º Festival do Cinema Brasileiro
Luciana Oliveira
Cineasta e mãe, é Mestra em cinema e narrativas sociais, além de doutoranda em sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Co-idealizadora e diretora geral da EGBE – Mostra de Cinema Negro, também é cineclubista no Cineclube Candeeiro. Além disso, é associada à Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro (APAN), participa ativamente do Fórum Permanente Audiovisual Sergipe e é sócia na Rolimã Filmes.
Nuno Balducci
É cinéfilo, cineclubista, realizador e pesquisador, atuando também como curador, oficineiro e crítico cinematográfico. Além disso, é diretor e roteirista dos curtas-metragens “Atirou para Matar” (2014) e “Os Desejos de Miriam” (2017). Possui mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), onde investigou a relação entre performance, masculinidade e identidade regional no cinema do Nordeste contemporâneo.
Ricardo Lessa
Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e possui pós-doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, ocupa a posição de professor substituto no curso de cinema da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Além disso, exerce a função de curador do Circuito Penedo de Cinema desde 2017.
13º Festival de Cinema Universitário de Alagoas
Dornelles Neves
Videomaker, fotógrafo, e professor de audiovisual Digital do Departamento de mídias Digitais da Universidade Federal da Paraíba. Bacharel em publicidade, mestre em audiovisual digital pela Universidade de Aveiro e doutorando em Medias Digitais pela Universidade do Porto.
Felipe Guimarães
É realizador audiovisual e sócio da La Ursa Cinematográfica. É Mestre em Sociologia (UFAL) e Especialista em Cinema (Belas Artes/SP), além de ter estudado realização de documentários na EICTV/Cuba.
Raquel do Monte
Raquel do Monte é doutora em Comunicação e professora da Universidade Federal de Alagoas, ministrando disciplinas ligadas ao audiovisual no curso de Jornalismo. Realiza pesquisa sobre cinema brasileiro há quase duas décadas. Curadora de mostras de cinema, já atuou no Festival de Triunfo (PE) e no Cine PE, entre outros.
10ª Festival Velho Chico de Cinema Ambiental
Yanara Galvão
Professora, cineclubista e produtora cultural, atualmente é doutoranda em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (PPGCine/UFF) e mestra em Cinema e Narrativas Sociais pela Universidade Federal de Sergipe (PPGCine/UFS). Com pesquisa em andamento sobre políticas e processos criativos do cinema brasileiro contemporâneo por cineastas mulheres.
Claudio Sampaio
Biólogo, doutor em Zoologia, professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL/Penedo) e no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos – PPG-DIBICT do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde. Além disso, é coordenador do Laboratório de Ictiologia e Conservação e do Projeto Meros do Brasil em Alagoas.
Kim Barão
Professor da Universidade Federal de Alagoas, é doutor em Biologia Animal e bacharel em Ciências Biológicas.
13ª Mostra de Cinema Infantil
Camilla Porto
Doutora em biotecnologia pelo RENORBIO e pós-doutorado em biociência animal, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Docente da Universidade Federal de Alagoas (UFAL/Penedo), onde desenvolve pesquisas no LADBIOPROS. Coordena projetos de extensão na temática educação e saúde, em especial, o projeto de iniciação artística PROINART, com a temática de educação sexual e sexualidade.
Devyd Santos
Graduado em comunicação social com habilitação em jornalismo, responde pela empresa “Tá bonito pra chover produções” e, no cinema, atua como produtor, fotógrafo e curador. É idealizador da mostra de cinema Poesia na Tela. Coordena e é programador dos festivais Curta Taquary Audiovisual e Criancine.
Joseane do Espírito Santo
Professora da Universidade Federal de Roraima (UFRR), mestra em letras e linguística, licenciada em letras/libras, tradutora e intérprete de libras/língua portuguesa. Desde 2015 atua na curadoria infantil e na coordenação de acessibilidade para surdos e cegos do Circuito Penedo de Cinema.
Mostra Internacional Socioambienal
Caroline Pavez
Caroline Pavez, Produtora audiovisual, gestora cultural, curadora de Festivais e Exposições de Cinema, cineasta de ascendência mapuche, mora na cidade austral de Punta Arenas, onde há 15 anos realiza o Festival Internacional de Cine Polo Sur Latinoamericano na mesma cidade. Concentrando principalmente produções de todo o mundo com forte presença na América Latina. Fundadora do Cine Club Patagonia, e também participa do Grêmio de Audiovisualistas de Magallanes. Além disso, programadora para o Cinema Clube Alicia Vega – San Miguel na capital de Santiago do Chile. De 2019 até hoje.